Notícias de saúde

Nove em dez pessoas terão pelo menos uma crise de dores nas costas, diz especialista

18 de outubro de 2010 (Bibliomed). As crises de dores nas costas, principalmente na região lombar (entre a última costela e as nádegas), são cada vez mais comuns, por causa movimentos errados ou má postura. Segundo o neurocirurgião Alexandre José Reis Elias, especialista em cirurgia de coluna vertebral, 90% da população terá pelo menos uma crise de dor na coluna ou lombalgia no decorrer da vida. "Podemos dizer que o número de pessoas que sofrem de dor nas costas tem aumentado principalmente em função do sedentarismo, do sobrepeso e do estresse".

O médico explica que a lombalgia aguda - caracterizada por duração da dor menor que 12 semanas - é muito comum, aparecendo na coluna lombar e piorando muito a qualquer movimento com o corpo. A principal causa é algum movimento errado, como carregar peso em excesso ou de forma errada; abaixar o tronco para pegar um objeto, com as pernas esticadas; fazer rotação do corpo mantendo os pés parados no chão ao invés de rodar todo o corpo; ou, ainda, pegar algum objeto em uma estante alta inclinando o corpo para trás.

Quando a dor nas costas dura mais que 12 semanas, é caracterizada como lombalgia crônica. Por ter causa multifatorial, é bem mais complexa e difícil de ser tratada, requerendo o tratamento em um centro especializado em dor, com equipe multidisciplinar formada por neurocirurgião, reumatologista, fisiatra, ortopedista, entre outros profissionais.

O especialista destaca, ainda, que, independentemente da duração da dor, o indicado é, ao surgimento dos sintomas, que a pessoa procure um especialista para avaliar a gravidade do problema e iniciar o tratamento. "Apesar de rara, a causa da dor pode ser a presença de fraturas, tumores ou até mesmo uma infecção da coluna. Somente com uma avaliação médica podemos saber se é alguma doença mais grave ou não", completa o médico.

Fonte: RMA Comunicação. Press release. 14 de outubro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários