Publicidade

Notícias de saúde

Diagnóstico de câncer de mama causa abalo psicológico no parceiro

06 de outubro de 2010 (Bibliomed). O câncer de mama pode ter impactos na qualidade de vida e na saúde mental não apenas das pacientes, mas também de seus parceiros, segundo recente estudo do Instituto de Epidemiologia do Câncer, na Dinamarca. Avaliando dados de um milhão de homens com mais de 30 anos de idade e que viviam com suas companheiras por mais de cinco anos, os especialistas descobriram que aqueles cujas parceiras tiveram diagnóstico de câncer de mama tinham mais chances de terem problemas de humor, incluindo depressão grave.

O acompanhamento por mais de 13 anos mostrou que, entre os mais de 20 mil homens cujas parceiras tiveram a doença, quase 40% apresentaram problemas psicológicos após o diagnóstico da mulher, sendo que 180 foram internados com graves problemas de humor. De acordo com os pesquisadores, essas taxas foram muito maiores do que as observadas entre os participantes que tinham companheiras saudáveis. E quanto mais grave era o câncer da mulher, maiores as chances de o homem ter problemas psicológicos, com a morte da parceira aumentando esses riscos em 3,6 vezes.

Baseado nos resultados, Christoffer Johansen, que coordenou o estudo, destaca que o diagnóstico de câncer de mama tem um sério impacto na vida do parceiro e de toda a família. “Sugerimos que algum tipo de triagem dos parceiros de pacientes com câncer em geral para sintomas depressivos pode ser importante para prevenir essa devastadora consequência do câncer”, disse o especialista. “Os homens, particularmente, muitas vezes, sentem que precisam ser fortes e, frequentemente, ficam quietos sobre como estão realmente se sentindo. Isso pode fazer com que lidar com o câncer da parceira fique ainda mais difícil, e, por isso, recomendamos a eles que procurem apoio para si mesmos também”, concluiu o pesquisador.

Fonte: BBC News. 27 de setembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: