Notícias de saúde

Biópsias da próstata podem causar problemas urinários e de ereção

13 de setembro de 2010 (Bibliomed). Um estudo alemão recentemente publicado no Journal of Urology, indica que as biópsias realizadas quando há suspeita de câncer de próstata podem causar impotência sexual temporária e problemas urinários nos pacientes. Avaliando 198 homens que passaram por esse procedimento para o diagnóstico do câncer de próstata, os pesquisadores observaram que a disfunção erétil e a incontinência urinária são problemas comuns nesses pacientes.

As análises mostraram que mais da metade dos participantes apresentaram impotência sexual na semana seguinte ao procedimento, principalmente aqueles que passam por biópsias múltiplas. Entretanto, a disfunção erétil nesses pacientes seria temporária, com a maioria dos homens conseguindo ter relações sexuais normalmente após 12 semanas.

Em relação aos problemas urinários, os pesquisadores notaram que, quanto mais amostras eram retiradas para avaliação da próstata, maiores seriam os riscos de sintomas como esforço para urinar ou visitas frequentes ao banheiro no período da noite. Além disso, ao contrário da disfunção erétil, esse efeito adverso não pareceu ser temporário; ao contrário, a quantidade de participantes que queixavam desse problema pareceu aumentar, principalmente entre aqueles que tiveram mais amostras retiradas no exame.

Os especialistas acreditam que ambos os problemas ocorram devido a danos neurovasculares na biópsia. Por isso, os pesquisadores estão preocupados que esse tipo de exame tenha mais riscos do que benefícios - o que ainda precisa ser investigado mais aprofundadamente -, visto que os tumores podem ser benignos. O certo é que os homens que vão ser submetidos à biopsia da próstata devem ser alertados em relação aos riscos e benefícios do exame.

Fonte: Journal of Urology. 19 de agosto de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários