Notícias de saúde

Brócolis e banana da terra podem ajudar a controlar inflamação intestinal, aponta estudo

27 de agosto de 2010 (Bibliomed). As fibras contidas no brócolis e na banana da terra podem bloquear uma fase importante do desenvolvimento da doença de Crohn - um dos principais tipos de doença inflamatória intestinal -, segundo recente estudo da Universidade de Liverpool, na Inglaterra. De acordo com os pesquisadores, as fibras solúveis desses alimentos reduzem o movimento da bactéria E.coli no intestino, reduzindo as inflamações e amenizando os sintomas da doença, incluindo dor abdominal, diarreia persistente, febre, fadiga e perda de apetite.

Os pesquisadores testaram os efeitos das fibras solúveis do brócolis, da banana da terra, do alho-poró e de maçãs, além de alguns aditivos em alimentos processados na dieta de pessoas com a doença. E, analisando amostras do tecido de pacientes que haviam passado por cirurgias para tratar outros problemas digestivos, eles descobriram que as fibras do brócolis e da banana da terra reduziam o movimento da bactéria em 45% e 82%, respectivamente. Por outro lado, as fibras dos outros alimentos não tiveram impacto, e os aditivos aumentaram significativamente o movimento da E.coli.

Baseados nos resultados, publicados na edição de agosto da revista Gut, os pesquisadores concluíram que suplementar a dieta com essas fibras pode prevenir a recidiva da doença de Crohn, pois uma das principais fases da condição inflamatória ocorre quando as células de revestimento do intestino são atacadas por bactérias, principalmente pela E.coli. Entretanto, mais estudos são necessários para confirmação e para desvendar se o consumo dos vegetais na alimentação pode ter um efeito similar para pacientes com doença de Crohn e outras doenças inflamatórias intestinais.

Fonte: Gut. Agosto de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários