Notícias de saúde

Estudo associa uso de produtos de limpeza ao risco de câncer de mama

21 de julho de 2010 (Bibliomed). Mulheres que relatam maior uso de produtos de limpeza parecem ter maiores riscos de desenvolver câncer de mama do que aquelas que usam de forma mais comedida, segundo estudo americano recentemente publicado na revista científica Environmental Health. Entrevistando por telefone 787 mulheres diagnosticadas com câncer de mama e 721 sem a doença sobre o uso de produtos e as crenças sobre o câncer, os pesquisadores do Instituto Silent Spring descobriram que o uso de produtos de limpeza, desodorizadores de ar e repelentes de insetos estaria associado ao risco de câncer de mama.

De acordo com os autores, aquelas que relataram maior uso combinado de produtos de limpeza apresentaram o dobro do risco de ter a doença, comparadas àquelas que relatavam menor uso desses produtos. “O uso de desodorizadores de ar e produtos contra mofo e bolor foram, particularmente, associados a maiores riscos”, destacou a pesquisadora Julia Brody. “Pelo que sabemos, este é o primeiro relato publicado sobre o uso de produtos de limpeza e o risco de câncer de mama”, acrescentou a especialista.

Os pesquisadores alertam que, no estudo, as mulheres com câncer de mama que acreditavam que os produtos químicos e poluentes contribuem bastante para o risco de desenvolver a doença eram aquelas que mais usavam esses produtos. Por conta disso, outros especialistas sugerem cautela na interpretação dos resultados. “O que o estudo realmente mostra é que, quando um estudo se baseia na memória das pessoas sobre sua exposição, e as pessoas são preocupadas com essa exposição, você não obtém respostas confiáveis”, alerta o médico Michael Thun, da Sociedade Americana do Câncer.

Nos estudos atuais, a mesma equipe de cientistas está medindo a qualidade do ar da casa das mulheres para determinar se há compostos que podem ser prejudiciais para a saúde. Enquanto mais estudos não são realizados para confirmação dos resultados, os pesquisadores recomendam o uso de produtos de limpeza mais simples, evitando combinar muitos produtos e, para a prevenção do câncer de mama, manter um peso saudável, realizar atividades físicas regulares e reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas.

Fonte: Environmental Health. 20 de julho de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários