Publicidade

Notícias de saúde

Cafezinho pode ser uma ferramenta de segurança do trabalho, sugere estudo

14 de maio de 2010 (Bibliomed). Os trabalhadores - principalmente aqueles que atuam à noite - parecem cometer menos erros no emprego quando consomem cafeína, seja tomando café ou bebidas energéticas, segundo estudo recentemente publicado na revista Cochrane Database of Systematic Reviews. De acordo com especialistas britânicos, aqueles que trabalham em turnos, muitas vezes, podem ter problemas com o relógio biológico - ou ritmo circadiano -, apresentando distúrbios de sono que podem atrapalhar o desempenho no trabalho e causar graves acidentes. Porém, o estudo mostra que o café pode aumentar seu estado de alerta, reduzindo as chances de erro.

Avaliando dados de 13 estudos sobre os efeitos da cafeína na performance de trabalhadores por turno, incluindo pessoas com idades entre 18 e 65 anos - com a maioria estando na faixa etária de 20 a 30 anos -, os pesquisadores notaram que aqueles que recebiam cafeína - através de café, bebidas energéticas, alimentos ou comprimidos - tinham melhor desempenho em testes de memória atenção, raciocínio e percepção de habilidades do que aqueles que não ingeriram cafeína.

Baseados nas análises, os autores concluíram que a cafeína ajuda os trabalhadores noturnos a melhorar seu desempenho cognitivo e a reduzir os erros laborais. Entretanto, pouco ainda se sabe sobre os efeitos da cafeína em relação às lesões causadas pelos acidentes de trabalho. "Parece razoável supor que a redução de erros está associada a menos lesões, embora não possamos quantificar tal redução, concluiu a pesquisadora Katherine Ker.

Fonte: Cochrane Database of Systematic Reviews; Issue 5. Maio de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: