Publicidade

Notícias de saúde

Alimentação rica em cálcio pode prolongar a vida, indica estudo

12 de março de 2010 (Bibliomed). Adicionar mais cálcio à dieta pode ajudar as pessoas a viver mais tempo, segundo estudo do conceituado centro de pesquisas sueco Instituto Karolinska. Acompanhando, por 10 anos, mais de 23 mil homens suecos com idades entre 45 e 79 anos, os pesquisadores descobriram que aqueles que consumiam maior quantidade de cálcio na alimentação eram 25% menos propensos a morrer durante o estudo, comparados àqueles com a menor ingestão do nutriente.

Na pesquisa, os participantes relataram sua dieta, e nenhum dos participantes consumia suplementos de cálcio. E as análises mostraram que os maiores consumidores de cálcio na alimentação tinham 25% menos chances de estarem entre os 2.358 participantes que morreram durante o acompanhamento, e 23% menor risco de morrer de doença cardíaca do que aqueles que não ingeriam muito cálcio.

De acordo com os autores, o grupo que ingeria maiores níveis do mineral (um terço dos participantes) consumia cerca de 2.000 mg diários - principalmente no leite, laticínios e cereais -, contra cerca de 1.000 mg do um terço que ingeria menos cálcio, sendo que o recomendado pelas autoridades americanas de saúde é de mil para homens de 19 a 50 anos e de 1.200 para aqueles com mais de 50. "A ingestão de cálcio acima do recomendado diariamente pode reduzir a mortalidade por todas as causas", concluíram os autores.

Eles destacam que o nutriente pode reduzir a mortalidade de várias formas, como, por exemplo, reduzindo a pressão sanguínea, o colesterol e os níveis de glicose no sangue. Porém, mais estudos são necessários para confirmação desse efeito do cálcio, principalmente que considerem sua ingestão em combinação com o magnésio, e que investiguem outra fonte importante do nutriente, que é o consumo de água.

Fonte: American Journal of Epidemiology. 19 de fevereiro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: