Notícias de saúde

Hábito de fumar pode piorar esquizofrenia e transtorno bipolar, diz estudo

02 de março de 2010 (Bibliomed). Pacientes com transtorno bipolar ou esquizofrenia têm pior prognóstico se forem fumantes, segundo estudo recentemente publicado na revista científica Comprehensive Psychiatry. De acordo com os autores, fumantes regulares têm piores resultados em termos de escores de depressão e transtorno bipolar, comparados aos não-fumantes, e também são mais propensos a ficarem mais tempo internados em um hospital.

Avaliando 240 pacientes psiquiátricos na Austrália, os pesquisadores confirmaram que as pessoas com transtorno bipolar têm taxas muito maiores de tabagismo do que a população geral - 51% contra 23%, respectivamente -, e o hábito de fumar estava associado à pior qualidade de vida geral entre esses pacientes. "Os resultados são mais uma razão para encorajar a cessação do tabagismo entre as pessoas com doenças mentais", escreveram os autores.

Os especialistas destacam que há muitos possíveis mecanismos pelos quais o tabagismo poderia ter efeitos adversos nos resultados do transtorno bipolar. Através de ações sobre os receptores de nicotina, o tabagismo poderia agravar o ciclo bipolar, causando mais sintomas episódicos e aumentando a frequência das mudanças de humor. Além disso, o hábito de fumar pode interferir na eficácia e metabolismo dos medicamentos psicotrópicos. Porém, segundo os autores, é mais provável que a relação entre transtorno bipolar e cigarro seja uma interação de mão dupla, com os pacientes fumando para compensar alguns dos efeitos da doença.

"Há evidências suficientes para sugerir que o tabagismo deveria ser de preocupação de médicos que tratam de pacientes com transtorno bipolar, concluíram os autores, acrescentando que os pacientes podem ser motivados a largar o vício se forem informados sobre os riscos extras que o cigarro representa para o seu problema de saúde.

Fonte: Comprehensive Psychiatry. 19 de fevereiro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários