Publicidade

Notícias de saúde

Óleo de peixe na veia pode trazer benefícios para pacientes na UTI, diz estudo

20 de janeiro de 2010 (Bibliomed). Diversos estudos indicam que a ingestão regular de óleo de peixe – rico em ômega-3 – pode ser benéfica para a saúde, principalmente a cardiovascular, ao reduzir os níveis de inflamação no sangue. Agora, um novo estudo da Universidade de Southampton, no Reino Unido, indica que esse tipo de “gordura”, quando injetada em pacientes na UTI, pode melhorar a função pulmonar e reduzir as substâncias inflamatórias no sangue, resultando em menor tempo de permanência no hospital.

Avaliando 23 pacientes vítimas de sepse – um tipo de infecção generalizada –, os pesquisadores observaram que os 13 que tiveram óleo de peixe acrescentado a uma solução de nutrientes aplicadas de forma intravenosa apresentaram uma significativa série de benefícios. Esses pacientes apresentaram menores níveis de agentes inflamatórios no sangue e eram capazes de alcançar melhor função pulmonar – com melhor troca gasosa – mais cedo do que os 10 que receberam a nutrição tradicional.

“Recentemente, há um crescente interesse no componente de gorduras e óleos da nutrição dada na veia, com a percepção de que ele não apenas fornece energia e os ‘blocos de construção’ essenciais, mas pode também oferecer ácidos graxos bioativos”, explicou o pesquisador Philip Calder. “As soluções tradicionais usam óleo de soja, que não contém ácidos graxos ômega-3, contidos no óleo de peixe, que age para reduzir as respostas inflamatórias. Na verdade o óleo de soja é rico em ácidos ômega-6, que podem, na verdade, promover inflamação em uma oferta excessiva ou desequilibrada”, completou o especialista.

De acordo com os autores, esse é o primeiro estudo a abordar esse óleo em pacientes com sepse na UTI, e “os resultados positivos são importantes, na medida em que indicam que o uso dessa emulsão nesse grupo de pacientes irá melhorar os resultados clínicos, em comparação com a mistura padrão”.

Fonte: Critical Care. 19 de janeiro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: