Notícias de saúde

Internet pode ser benéfica para o tratamento da insônia em adultos, sugere pesquisa

30 de setembro de 2009 (Bibliomed).  A insônia é um problema de saúde importante com conseqüências psicológicas, físicas e econômicas significativas.

A intervenção via internet é baseada em uma terapia cognitiva comportamental com os componentes primários de restrição de sono, controle de estímulos, higiene do sono, reestruturação cognitiva e prevenção de recorrência. O Insomnia Severity Index (ISI) e um relatório diário foram utilizados para avaliar a mudança na gravidade da insônia e as variáveis principais do sono.

Pesquisadores americanos e canadenses realizaram um estudo com 45 adultos que receberam uma intervenção comportamental estruturada pela internet (n=22) ou permaneceram no grupo controle (n=23). O estudo foi publicado no periódico Archives of General Psychiatry em seu número de julho de 2009.Os adultos incluídos tinham uma idade média de 44,86 anos, com história de dificuldade para dormir por mais de 10 anos.

A análise mostrou uma melhora significativa de 15,73 para 6,59 pontos para o grupo via internet, mas não mudou para o grupo controle (16,27 para 15,50). O grupo da internet manteve seus ganhos após 6 meses de seguimento, e também apresentaram redução significativa do despertar logo após dormir e aumento na eficiência do sono em comparação com os indivíduos do grupo controle (55% vs 8%; 16% vs 3%, respectivamente).

A conclusão foi de que os participantes submetidos à intervenção pela internet melhoraram de forma significativa o seu sono, enquanto não foram observadas mudanças no grupo controle. Assim, parece que a Internet tem um potencial considerável em fornecer programas comportamentais estruturados para a insônia.

Fonte: Arch Gen Psychiatry. Volume 66, Issue 7, jul 2009. Pages 692-698

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários