Notícias de saúde

Chá verde pode proteger mulheres contra câncer de estômago, aponta pesquisa

28 de setembro de 2009 (Bibliomed). Um estudo japonês recentemente publicado na revista científica Gut aponta mais uma razão para o consumo regular de chá verde: mulheres que bebem cinco ou mais xícaras do chá diariamente parecem ser 20% menos propensas a desenvolver câncer de estômago. Estudos anteriores já indicavam benefícios da bebida contra a obesidade, problemas cardiovasculares e até contra alguns tipos de câncer. E a nova pesquisa traz mais evidências sobre seus benefícios.

A análise de seis estudos anteriores – envolvendo 219 mil japoneses com mais de 40 anos – sobre o papel dos compostos antioxidantes do chá no combate a uma bactéria ligada ao câncer de estômago não mostrou efeitos significativos do consumo da bebida entre os homens. Mas, entre as mulheres, beber cinco ou mais xícaras por dia foi associado a uma redução de 20% nos riscos de câncer estomacal, independentemente do fato de a mulher fumar ou não – o tabagismo é um dos principais fatores de risco para a doença.

Dentro do período de acompanhamento – de sete a 11 anos – 2,5 mil homens entre os 100 mil, e mil mulheres entre as mais de 118 mil analisadas desenvolveram a doença. E os pesquisadores destacam que o consumo de chá verde protegeu as mulheres contra cânceres em algumas partes específicas do estômago.

Os autores lembram, porém, que os resultados não provam uma relação de causa e efeito, por isso, mais estudos são necessários para avaliar se o consumo do chá pode ajudar a prevenir câncer de estômago, ou se, de repente, as mulheres com menor risco consomem a bebida em maior quantidade. Além disso, apesar de acreditarem que a proteção pode ser atribuída à redução da inflamação no estômago por conta dos compostos antioxidantes do chá, mais estudos também são necessários para confirmação.

Fonte: Gut. 09 de setembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários