Notícias de saúde

Especialista destaca passos importantes para a saúde bucal do bebê

31 de agosto de 2009 (Bibliomed). Os cuidados com a saúde bucal do bebê devem começar cedo, com a amamentação, que, além de ser a principal fonte de alimento nos primeiros meses de vida, é essencial para sua saúde bucal, segundo especialistas. "O aleitamento natural é a melhor opção para favorecer o exercício da sucção do bebê, muito importante para o desenvolvimento muscular e ósseo do rosto. Ele ajuda a projetar para frente o queixo do bebê, que, em geral, nasce posicionado mais para trás. Ao mamar no peito, a criança também aprende a respirar pelo nariz e a posicionar a língua", explica a odontopediatra Celina Gavini.

Segundo a especialista, mesmo quando os pequenos se alimentam apenas com leite materno e ainda não têm dentes, é fundamental cuidar da higiene da boca, pois é comum o leite se acumular em algum cantinho e fermentar, o que torna a cavidade bucal um local para o desenvolvimento de fungos e bactérias. "Para evitar que isso aconteça, o ideal é que a higiene seja feita com uma fralda ou gaze umedecida com água filtrada ou fervida em toda a gengiva do bebê, logo após as mamadas ou, rotineiramente, toda noite".

A partir do nascimento do primeiro dente, pode ser utilizada uma escova de dente, de preferência com cabeça pequena e cerdas macias. E o creme dental só deve entrar em cena quando a criança tiver os oito incisivos – quatro superiores e quatro inferiores –, com a primeira opção sendo produtos sem flúor, até os três anos de idade. "Isso (o uso de creme dental sem flúor deve ocorrer) porque, nessa idade, a criança ainda não consegue cuspir a espuma, e, se engolir essa substância em excesso e constantemente, pode desenvolver uma doença chamada fluorose, que altera os dentes em formação", alerta.

Quando a primeira dentição começa a nascer, chega a hora de introduzir os alimentos mais sólidos à dieta do bebê. Segundo a dentista, o hábito de bater tudo no liquidificador deve ser evitado porque, ao comer alimentos mais pastosos, a criança já começa a treinar os movimentos mastigatórios. Além disso, a criança deve tomar, no copo, água, sucos e outros líquidos, para estimular o movimento de sorver, que também é importante. "Alternar colher, canudo e caneca ajuda a exercitar movimentos musculares diversos. Após a introdução dos alimentos sólidos, os pais devem retirar, gradativamente, o hábito da mamadeira noturna", destaca a odontopediatra.

Outro fator importante a ser considerado é que uma das maneiras do bebê interagir com o mundo é por meio da boca. Ele vive essa fase oral no primeiro ano de vida e, na hora de explorar os objetos, coloca tudo o que encontra na boca, sua maior fonte de prazer. "Por isso, todo cuidado com a higiene dos brinquedos é pouco. Eles devem ser lavados constantemente com água e sabão", recomenda a especialista.

Em relação ao hábito de chupar dedo e chupeta, a dentista ressalta a necessidade de uma intervenção dos pais para evitá-los, pois são prejudiciais para o desenvolvimento muscular e ósseo da criança. Esses hábitos podem causar problemas como dentes superiores projetados para frente e interposição da língua no meio dos dentes. "Os efeitos desses hábitos sobre o desenvolvimento da maxila e da mandíbula e sobre os arcos dentários dependem do desenvolvimento osteogênico da criança, da duração, da frequência e da intensidade com os quais eles são praticados", conclui a dentista, destacando a importância da atenção dos pais e da consulta regular ao dentista para manter uma boa saúde bucal.

Fonte: Excelência em Comunicação na Saúde/ Clínica Gênesis. Press release. 28 de agosto de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários