Notícias de saúde

Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde após reconstrução da mama

19 de agosto de 2009 (Bibliomed). A qualidade de vida relacionada à saúde é um desfecho importante após a reconstrução da mama. Um estudo publicado na revista British Journal of Surgery em junho de 2009 avaliou os métodos atuais de avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes submetidas à reconstrução da mama.

A amostra consistiu em 60 mulheres, 42% das quais experimentaram complicações. Os escores nas subescalas da Organização Europeia de Pesquisa e Tratamento do Câncer e Avaliação Funcional da Terapia do Câncer foram similares nas pacientes com e sem morbidades. As mulheres com complicações foram duas vezes mais propensas a relatar sentimentos de menor feminilidade e insatisfação com a aparência. Foram queixados problemas não cobertos pelos questionários por 53% da amostra, mais comumente a morbidade do sítio doador.

Este estudo mostra que os instrumentos atuais de avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde não são sensíveis o suficiente para detectar problemas clinicamente relevantes após reconstrução da mama.

Fonte: British Journal of Surgery, Volume 96, Number 6, June 2009, Pages 613-620(8).

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários