Notícias de saúde

Ingestão de alimentos de soja por adolescentes e adultas e o risco de câncer de mama: uma ação protetora

11 de agosto de 2009 (Bibliomed). A soja é uma rica fonte de isoflavonas, que têm conhecidas propriedades antiestrogênicas e anticarcinogênicas. A revista American Journal of Clinical Nutrition em seu número de junho de 2009 publicou um estudo que avaliou a associação entre a ingestão de alimentos com soja por 73.233 adolescentes e adultas chinesas e sua associação com o câncer de mama.

Foi utilizado um questionário para avaliar a dieta usual durante a adolescência e vida adulta. Após 7,4 anos de acompanhamento em média, 592 casos de câncer de mama foram identificados. O consumo de soja por adultos, medido pela ingestão de isoflavona ou por proteína de soja, esteve inversamente associado com o risco de câncer de mama na pré-menopausa.

Não foi encontrada associação significativa entre ingestão de soja e câncer de mama na pós-menopausa. Finalmente, este grande estudo prospectivo realizado em uma ampla população fornece fortes evidências do efeito protetor da ingestão de soja contra o câncer de mama no período pré-menopausa.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition. Volume 89, Number 6, jun 2009. Pages 1920-1926.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários