Notícias de saúde

Maioria das pessoas com artrite tem dificuldades no uso do computador

06 de maio de 2009 (Bibliomed). A artrite é a principal causa de incapacidade no trabalho, por isso aqueles que sofrem das inflamações nas articulações tendem a escolher trabalhos menos extenuantes, mas isso acaba exigindo o uso intensivo de computador. Um estudo publicado na edição de maio da revista Arthritis Care & Research indica que essa pode não ser uma boa ideia, pois o uso do computador é um fator de risco para dor e distúrbios musculoesqueléticos.

O estudo, realizado pela Universidade de Pittsburgh, avaliou 315 pacientes com artrite – artrite reumatóide, osteoartrite e fibromialgia – a partir de um questionário sobre uso de computadores; desconforto no uso da cadeira, mesa, teclado, mouse e monitor; e problemas com cada componente do computador.

As análises mostraram que a maioria das pessoas com artrite apresenta dificuldades no uso do computador: 84% dos participantes reportaram problemas com sua utilização, em função da artrite; e 77% disseram ter algum desconforto relacionado ao uso dos computadores.

“Porque aqueles com artrite podem experimentar dores e desconforto mesmo sob condições ideais, não é surpreendente que a prevalência de respondentes reportando desconforto com o uso do computador seja consideravelmente maior do que a da população geral de usuários de computadores”, destacaram os autores.

Entre os tipos da doença, a fibromialgia pareceu incomodar mais na utilização do computador, pois, comparativamente, mais participantes com a condição reclamaram de desconforto graves, de mais problemas e maiores limitações. E muitos, principalmente pessoas com fibromialgia, disseram ter dificuldades em encontrar uma posição confortável para manipular o teclado e o mouse. A fibromialgia apresenta dores mais difusas, ao contrário da artrite reumatóide e da osteoartrite, o que explicaria a maior dificuldade desses pacientes

Baseados nos resultados, os autores recomendam que as pessoas com artrite tenham seu uso de computador em casa e no trabalho avaliado por especialistas, para que possam fazer as modificações necessárias para uma utilização segura, eficaz e confortável do equipamento. “Prover as pessoas com artrite com estratégias e equipamentos apropriados para prevenir problemas no computador pode significativamente reduzir as limitações no trabalho e evitar que aqueles com artrite descontinuem o uso”, concluíram.

Fonte: EurekAlert. Public release. 30 de abril de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários