Notícias de saúde

Especialista destaca importância da avaliação do risco cardiovascular

23 de março de 2009 (Bibliomed). A identificação dos pacientes sob risco elevado de sofrer um evento coronário tem papel fundamental na prevenção do infarto e do derrame, segundo o cardiologista Wilson Salgado Filho, do Instituto do Coração, em São Paulo. Em palestra no III Simpósio Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, em Piracicaba-SP, o especialista destacou a importância da prevenção cardiovascular, inclusive em pacientes de risco intermediário.

De acordo com o cardiologista, cerca de 50% dos pacientes podem sofrer, como primeira manifestação de doença coronária, um infarto agudo do miocárdio sem nenhum sinal de alerta preliminar, resultando em alto índice de mortalidade.

Por causa dessa alta taxa de eventos cardíacos ocorrendo “sem aviso prévio”, seria importante a avaliação do risco cardiovascular, inclusive “nos pacientes classificados como de risco intermediário, que representam o maior contingente da população em risco, frequentemente subestimados na prática clínica diária”.

O médico do Incor destaca que, para a avaliação do risco cardiovascular os especialistas têm buscado a detecção da aterosclerose sub-clínica com a utilização de técnicas não-invasivas de rápida execução, como a angiotomografia de artérias coronárias sem contraste para o cálculo do nível de cálcio, que pode obstruir as artérias.

“Além disso, a estratificação do risco cardiovascular representa uma base concreta para o estabelecimento de metas lipídicas adequadas na prevenção de eventos cardiovasculares, resultando em melhor eficácia na abordagem terapêutica e maior incentivo para a aderência de um estilo de vida saudável e criativo”, destacou o especialista.

Fonte: III Simpósio Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais. 19 de março de 2009. Estratificação do Risco Cardiovascular.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários