Publicidade

Notícias de saúde

Novas Doenças Pulmonares Ameaçam Trabalhador, diz Pesquisador

Por Ian Mason

FLORENÇA (Reuters Health) - Novas substâncias químicas e novos processos industriais estão causando doenças ocupacionais de pulmão nunca relatadas anteriormente. A informação foi revelada por Mark Schenker, da Universidade de Davis, Califórnia, em uma entrevista coletiva durante o Congresso Mundial de Saúde Pulmonar e 10o. Congresso Anual da Sociedade Respiratória Européia.

O pesquisador fez um pedido aos profissionais de saúde para que fiquem alerta a novas doenças pulmonares que podem ser reconhecidas a tempo de serem tratadas.

"Nos Estados Unidos, temos visto os primeiros casos de uma nova doença ocupacional de pulmão chamada 'pulmão de trabalhadores de flocos"', disse o professor Schenker na sexta-feira.

A doença apareceu a partir de um processo industrial que usa um aparelho (chamado microtome) para cortar fibras de nylon em fragmentos muito pequenos que serão usados como flocos para revestimentos em tapeçaria e mobília.

"Até agora os números eram pequenos, mas é uma doença séria que leva à insuficiência respiratória grave", explicou o pesquisador.

Schenker informou ainda que novos distúrbios pulmonares também surgiram na agricultura, incluindo uma nova doença respiratória chamada "síndrome pulmonar por hantavírus".

"Esta infecção ocorre quando o trabalhador rural movimenta o solo em áreas onde existem roedores. Esta infecção identificada recentemente está causando problemas em algumas partes dos Estados Unidos e Canadá. É uma doença muito séria, com mortalidade que ultrapassa 50 por cento", disse Schenker.

O pesquisador observou que em países desenvolvidos a maioria dos problemas ocupacionais pulmonares é causada por doenças reconhecidas há bastante tempo.

"A tragédia é que doenças como a silicose (doença causada pela inalação contínua de sílica) continuam existindo. Sabemos que podem ser prevenidas e como prevenir", disse. "Em algumas indústrias de países desenvolvidos mais de 30 por cento dos trabalhadores são afetados por esta enfermidade fatal", explicou Schenker.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: