Notícias de saúde

Estudo associa depressão a um pior controle do diabetes

24 de novembro de 2008 (Bibliomed). A depressão dificulta o controle da glicose em diabéticos, piorando a qualidade de vida desses pacientes, segundo estudo publicado recentemente na revista cientifica General Hospital Psychiatry.

De acordo com os autores, os resultados são preocupantes porque algumas pesquisas estimam que cerca de 30% dos diabéticos sofrem também de depressão. “Nosso estudo mostra que a depressão é uma importante comorbidade em pessoas com diabetes tipo 2”, ressaltaram os especialistas.

Avaliando mais de 11 mil veteranos norte-americanos com diabetes tipo 2, os pesquisadores observaram, ao longo de uma década, que aqueles diagnosticados com depressão tinham maior nível de hemoglobina glicosilada A1C – medida padrão do controle da glicose em longo prazo.

Os pesquisadores destacaram que a diferença entre os dois grupos era pequena (0,13%), mas, para qualquer pessoa, mesmo um leve aumento na medida da glicose por algum tempo pode elevar os riscos de complicações do diabetes, como problemas oculares, renais e vasculares.

As razões para essa relação ainda não estão claras, mas uma das possíveis explicações é que a depressão faz com que seja mais difícil, para os diabéticos, as mudanças no estilo de vida e a adesão adequada ao tratamento medicamentoso, necessários para o controle da glicose e para uma melhor qualidade de vida das pessoas com diabetes.

Fonte: General Hospital Psychiatry. Novembro/Dezembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários