Notícias de saúde

Infecções na infância aumentam os riscos de artrite na idade adulta

30 de outubro de 2008 (Bibliomed). Crianças que sofrem infecções graves durante o primeiro ano de via podem ter maior risco de desenvolver artrite no início da idade adulta, segundo estudo publicado Annals of the Rheumatic Diseases.

A palavra artrite significa literalmente inflamação da articulação, mas freqüentemente é utilizada para se referir a um grupo de mais de 100 doenças reumáticas que podem causar dor, enrijecimento e edema das articulações. Estas doenças podem afetar não somente as articulações, mas também outras partes do corpo, incluindo músculos, tendões, ossos, ligamentos e diversos órgãos internos.

Avaliando dados de mais de 3,5 mil pessoas nascidas no período entre 1973 e 2002, especialistas suecos descobriram que a hospitalização no primeiro ano de vida por causa de infecções mais do que dobrava o risco de desenvolver artrite reumatóide no início da idade adulta. Além disso, infecções graves, principalmente respiratórias, intestinais ou de pele, quase dobravam os riscos de artrite idiopática juvenil, que acomete apenas crianças e adolescentes.

Os autores destacaram que estudos anteriores já sugeriam que infecções agem como desencadeadores agudos de artrite mais tarde, e essa nova pesquisa indica que, no principio da vida, essas infecções podem alterar a forma pela qual o sistema imunológico imaturo se desenvolve.

Outros fatores de risco

A pesquisa encontrou também outros fatores na infância que poderiam aumentar os riscos de desenvolver a doença inflamatória na idade adulta. Por exemplo, entre os participantes não-afetados por doenças inflamatórias, aqueles que nasceram precocemente, menores e com baixo peso estavam sob maior risco de desenvolver artrite reumatóide na juventude. E os participantes com mais de três irmãos também pareciam ter mais chances de ter a doença.

Por outro lado, aqueles que haviam nascido de uma gestação mais longa do que a média pareciam estar sob maior risco de desenvolver artrite idiopática juvenil. Mais estudos são necessários para confirmação.

Fonte: Annals of the Rheumatic Diseases. Outubro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários