Notícias de saúde

Obesidade aumenta atividade inflamatória no corpo, confirma estudo

22 de outubro de 2008 (Bibliomed). O excesso de gordura corporal aumenta os níveis de atividade inflamatória no organismo, segundo estudo americano publicado no British Medical Journal.  A descoberta ajuda a entender porque a obesidade está associada a diversas doenças e à morte, principalmente por doença cardíaca coronariana.

A pesquisa avaliou 452 homens saudáveis não-fumantes, especialmente quanto aos níveis de diferentes grupos de leucócitos durante os exercícios como marca de atividade inflamatória. Foram realizados exames de sangue, pressão e da condição cardiorrespiratória, além de ser considerado o índice de massa corporal (IMC) de cada voluntário.

E os resultados indicaram que a gordura aumentava os níveis de atividade inflamatória no corpo. Os participantes que se apresentavam em melhor forma física tinham menores níveis de glóbulos brancos no sangue, o que indica menor atividade inflamatória. E a quantidade de marcadores inflamatórios era alta naqueles com menos condicionamento físico, principalmente entre os participantes com maior nível de gordura corporal.

“A contagem de leucócitos tende a aumentar após um turno de exercícios vigorosos, mas o exercício regular pode condicionar o corpo a responder mais eficientemente às demandas físicas dos exercícios”, destacaram os autores.

Fonte:British Medical Journal. Outubro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários