Notícias de saúde

Estudo liga depressão na infância ao sobrepeso na idade adulta

20 de outubro de 2008 (Bibliomed). As crianças e adolescentes que apresentam sintomas depressivos têm mais chances de serem adultos acima do peso, segundo estudo holandês publicado na edição de outubro da revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.

Avaliando 32 estudos sobre o assunto, os pesquisadores da Universidade de Groningen, na Holanda, observaram que quatro deles indicavam uma associação entre depressão e sobrepeso em garotas com idades entre oito e 15 anos. Além disso, outros quatro estudos sugeriam que os sintomas depressivos estariam ligados a um aumento de 1,9 a 3,5 vezes no risco de sobrepeso subseqüente.

“Esses resultados sustentam uma associação positiva entre sintomas depressivos nas idades de seis a 19 anos e o sobrepeso mais tarde, avaliado após um período de um a 15 anos”, escreveram os autores.

De acordo com especialistas da Universidade do Estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, pessoas com depressão tendem mais a se tornarem obesas por causa das mudanças fisiológicas nos sistemas imunológico e hormonal causados pela depressão. Além disso, essas pessoas teriam menos ânimo para cuidar de si mesmas por causa dos sintomas depressivos, tendendo a comer em excesso e a ter mais dificuldade de seguir regimes.

Fonte: Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine. Outubro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários