Notícias de saúde

Jovens com insônia correm mais riscos de ter depressão, indica estudo

03 de outubro de 2008 (Bibliomed). Adolescentes com sintomas de insônia correm mais risco de terem problemas de saúde mental, como depressão e sentimentos suicidas, segundo estudo publicado recentemente na revista especializada Sleep. Além disso, segundo os especialistas, esses jovens são mais propensos ao uso de álcool, maconha e outras drogas.

No estudo, pesquisadores da Universidade do Norte do Texas, nos Estados Unidos, acompanharam, por seis ou sete anos, mais de 4 mil adolescentes com idades entre 12 e 18 anos. Foram avaliados diversos aspectos como peso, altura, puberdade, saúde mental e condições crônicas de saúde.

E os resultados indicaram que aqueles classificados como insones – que relataram ter problemas para pegar no sono todos ou quase todos os dias – tinham 2,3 vezes mais chances de desenvolver depressão no início da idade adulta, comparados com aqueles que não tinham problemas de sono.

Os autores também notaram diferenças de gênero em relação aos insones. Os garotos eram consideravelmente mais propensos ao uso de álcool e drogas, enquanto as garotas tinham duas vezes maior probabilidade de desenvolver depressão.

“Pesquisas anteriores em adultos encontraram resultados similares a esse estudo. O estudo atual sugere que adolescentes com insônia são mais propensos ao desenvolvimento de problemas mentais, especificamente, a depressão”, concluiu o líder do estudo, Brandy Roane.

Fonte: IrishHealth. 01 de outubro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários