Notícias de saúde

Relaxamento com hipnose pode reduzir ondas de calor da menopausa, diz estudo

29 de setembro de 2008 (Bibliomed). A terapia de relaxamento com hipnose pode reduzir a freqüência e a força das ondas de calor em mulheres na menopausa, segundo estudo publicado no “The Journal of Clinical Oncology”. De acordo com especialistas, os problemas associados às ondas de calor, como falta de sono e dificuldades nas interações sociais, também podem melhorar com a terapia.

Os pesquisadores avaliaram mulheres sobreviventes de câncer de mama, comparando 26 que receberam o relaxamento com hipnose com 25 mulheres que não foram submetidas à técnica.

Essas mulheres foram escolhidas porque, muitas vezes, os medicamentos para prevenir a recorrência do câncer de mama aceleram a chegada da menopausa e aumentam seus sintomas. “Há uma necessidade real de estudar as emergentes interações mente-corpo para tratar essas doenças, porque muitas vezes as medicações não são uma opção”, explicaram os autores.

As pacientes que passaram pela hipnose relataram uma redução de 68% nas ondas de calor. Além disso, ouve melhora também na ansiedade, depressão e insônia. “Esse estudo valida que esse tipo de tratamento é eficaz na redução das ondas de calor”, finalizou o psicólogo e neurocientista Gary Elkins.

Fonte: Newpost Online. 25 de setembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários