Notícias de saúde

Evento Discute Novos Tratamentos de Câncer Gastrintestinal

SÃO PAULO (Reuters) - Novas drogas, diferentes combinações de medicamentos e avanços na radioterapia e cirurgia para o tratamento do câncer gastrintestinal serão discutidos no Simpósio Internacional de Oncologia Gastrintestinal promovido em São Paulo pelo Hospital Israelita Albert Einstein nos dias 2 e 3 de setembro.

"Houve um grande avanço no tratamento do câncer gastrintestinal nos últimos três anos", destacou o oncologista René Claudio Gansl, coordenador das Clínicas Integradas de Oncologia Gastrintestinal do hospital.

O simpósio contará com a participação de especialistas de dois centros médicos de referência internacional, o MD Anderson e o Memorial Sloan-Kettering.

"Lee M. Ellis, do MD Anderson, falará sobre novas formas de tratamento com medicamentos antiangiogênese, uma nova filosofia de tratamento que impede a nutrição do câncer", citou Gansl.

Uma nova forma de tratamento de tumores no fígado por método de radiofrequência também será apresentada por Lee Ellis. Gansl destacou que o aparelho de radiofrequência foi adquirido pelo Einstein e já vem sendo utilizado em pacientes brasileiros há cerca de um mês.

"Além disso, Bruce Minsky, do Memorial Sloan-Kettering, irá relatar a experiência do centro médico no tratamento radioterápico do câncer retal antes da cirurgia e Paulo Hoff, do MD Anderson, falará sobre novas drogas para tratar o câncer colorretal", acrescentou Gansl.

De acordo com Gansl, o câncer de estômago é o tipo de câncer mais comum no Brasil, junto ao câncer de pulmão. "A cada ano, surgem cerca de 30.000 novos casos no país", disse Gansl.

O médico acrescentou que a chance global de sobrevivência desse tipo de câncer é de 30 por cento, mas depende da precocidade do diagnóstico. "Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de sobrevivência", destacou o oncologista.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários