Notícias de saúde

Acupuntura pode ajudar no tratamento a dores de cabeça, indica estudo

27 de agosto de 2008 (Bibliomed). A acupuntura, terapia chinesa que consiste em aplicação de agulhas, pode ajudar no tratamento a dores de cabeça, segundo estudo publicado na edição de setembro da revista científica “Cephalalgia”. De acordo com pesquisadores alemães, a combinação do tratamento convencional com a acupuntura está associada com melhora clínica mais significativa entre pessoas com cefaléia.

Para avaliar a eficácia da terapia utilizada junto aos cuidados de rotina em pacientes com dor de cabeça primária (por mais de 12 meses, duas ou mais dores de cabeça por mês), os especialistas incluíram mais de 15 mil pacientes com o problema, com idades entre 31 e 57 anos (77% de mulheres).

Os resultados indicaram que os pacientes do grupo que realizou 15 sessões de acupuntura em três meses apresentaram maior redução no número de dias com dor de cabeça, e melhoras mais significativas na intensidade da dor e na qualidade de vida, comparados com os pacientes que permaneceram apenas com os cuidados convencionais.

E, segundo os autores, esses benefícios eram mantidos por seis meses, levando-os a concluir que “a acupuntura combinada com os cuidados de rotina em pacientes com dor de cabeça estava associada com notáveis melhoras clínicas, comparada com os cuidados de rotina sozinhos”.

Fonte: Cephalalgia. Setembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários