Notícias de saúde

Diabéticos sofrem mais com pneumonia, alertam especialistas

21 de agosto de 2008 (Bibliomed). Pesquisadores dinamarqueses alertam que há forte evidência de que o diabetes está associado com um aumento de 25% a 75% no risco relativo de internação por causa de pneumonia.

Publicados na revista “Diabetes Care”, os resultados de um estudo da Universidade de Aarhus “enfatizam o valor da imunização de gripe e pneumocócica, particularmente para pacientes com diabetes há mais tempo, e a importância de melhorar o controle glicêmico para prevenir hospitalizações relacionadas à pneumonia em pacientes diabéticos”.

Avaliando dados de mais de 34 mil pessoas que foram admitidas, com pneumonia, em hospitais dinamarqueses e mais de 342 mil pessoas da população geral, os pesquisadores observaram que os diabéticos tinham 26% maiores chances de internação por causa da doença respiratória, comparados com os não-diabéticos.

De acordo com os autores, os riscos de hospitalização relacionada à pneumonia aumentava em 4,4 vezes em pessoas com diabetes tipo 1, e em 1,2 vezes naqueles com diabetes tipo 2.

Além disso, os resultados indicaram que, quanto maior a duração do diabetes e pior o controle glicêmico, maiores os riscos. Comparados com pessoas não-diabéticas, aqueles com 10 anos de diabetes ou mais tinham 37% maior risco. E pessoas com níveis de glicose A1C igual ou maior que 9% (a medida normal é menor ou igual a 7%) tinham 60% maior risco de internação por pneumonia.

Fonte: Diabetes Care. Agosto de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários