Notícias de saúde

Estudo indica que estatinas podem ajudar contra impotência

20 de agosto de 2008 (Bibliomed). Medicamento para o controle do colesterol, as estatinas podem rapidamente ajudar a reverter a disfunção erétil entre homens com síndrome metabólica, segundo estudo da Universidade do Leste da Carolina, nos Estados Unidos.

De acordo com os autores, o tratamento dos fatores de risco cardiovascular que caracterizam a síndrome metabólica, como obesidade abdominal, pressão alta e diabetes, é uma forma conhecida de reduzir os riscos de impotência. E os resultados do novo estudo indicam que as estatinas, além do controle do colesterol, podem reduzir os níveis de uma proteína específica que contribui para a disfunção erétil.

“Nós acompanhamos relatos de casos e evidências anedóticas de que estatinas usadas para reduzir o colesterol durante um período de seis a oito semanas entre pacientes com síndrome metabólica pareciam também melhorar rapidamente as ereções, mesmo antes de reduzir os níveis de colesterol”, explicou o pesquisador Christopher J. Wingard.

Para avaliar a relação entre os medicamentos e a melhora nas ereções, os pesquisadores trataram, durante três a cinco dias, ratos magros e obesos, dando de uma a três estatinas diariamente.

Com os testes, os resultados foram confirmados – as estatinas foram capazes de aliviar rapidamente um pouco da constrição vascular associada à síndrome metabólica e que pode levar à disfunção erétil. E os pesquisadores descobriram o possível mecanismo responsável pelo efeito: a droga inibiu a expressão, e reduziu os níveis, de uma proteína associada à impotência.

Os pesquisadores, porém, destacam que os resultados são preliminares e a pesquisa está apenas no início, não sendo recomendado o uso para esses fins. “Eu provavelmente não veria as estatinas se tornando um tratamento primário para disfunção erétil; se essas descobertas forem verdadeiras, o uso das estatinas talvez possa ser uma ferramenta adicional”, destacaram os autores.

Fonte: HealthDay. 15 de agosto de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários