Notícias de saúde

Médicos decidem, esta semana, o futuro das pesquisas em humanos

19 de agosto de 2008 (Bibliomed). Será realizado, nos próximos dias 19 e 20 de agosto em São Paulo, o Fórum Ética e Pesquisa/Revisão da Declaração de Helsinki. Organizado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Federal de Medicina, o evento antecede o encontro da Associação Médica Mundial (WMA) para a revisão do documento que rege os princípios éticos da pesquisa médica mundial em seres humanos.

De acordo com o presidente da AMB, José Luiz Gomes do Amaral, “será a primeira vez que um país da América Latina sediará reuniões para revisão do texto”. E os participantes poderão acompanhar os debates e emitir opinião.

Há três temas principais que nortearão a discussão sobre a Declaração de Helsinki. No primeiro ponto, os especialistas questionam o uso de placebo em estudo com pacientes que poderiam estar recebendo os medicamentos já existentes e com eficácia comprovada.

O segundo tema está relacionado com a responsabilidade ética e legal após o término da investigação – até quando o tratamento oferecido durante a pesquisa deve ser mantido, e de quem é a responsabilidade de mantê-lo, entre outros questionamentos.

E o terceiro item se refere à pesquisa em crianças. Especialistas de diversas áreas, especialmente da pediatria, avaliarão se a Declaração de Helsinki abrange satisfatoriamente as pesquisa envolvendo crianças, além de analisar a eventual necessidade de adequação e quais os principais pontos vulneráveis.

Para a presidente do Comitê de Ética Médica da WMA, Eva Bagenholm, "são modificações importantes que reforçam a proteção dos participantes da pesquisa, além de versarem sobre novos temas relacionados com o registro da informação e o consentimento sobre a investigação que utiliza tecidos humanos".

Fonte: Acontece Comunicação e Notícias. News release 15 de agosto de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários