Notícias de saúde

Pesquisa indica gene que aumenta sucesso do tratamento antidepressivo

24 de julho de 2008 (Bibliomed). Cientistas da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, descobriram mais evidências de que o perfil genético de uma pessoa pode ajudar a determinar se seu organismo vai responder com sucesso ao tratamento com o antidepressivo Celexa (citalopram).

De acordo com os especialistas, 10% da população americana toma antidepressivos, mas encontrar o medicamento adequado pode ser uma tarefa difícil, já que os médicos não sabem qual é o ideal para determinado paciente até que ele o experimente.

Por isso, o estudo traz esperanças na identificação do tratamento adequado para cada paciente. Os resultados indicaram que variações no gene transportador de serotonina (SLC6A4) poderiam ajudar a selecionar quais pacientes devem tomar o Celexa, que é da família dos chamados inibidor seletivo da recaptação de serotonina.

Avaliando o gene em aproximadamente 2 mil pessoas, os pesquisadores descobriram que pacientes brancos que possuíam duas variações do SLC6A4 eram mais propensos a responder ao tratamento com Celexa. Porém, esse efeito não foi observado entre pessoas negras ou hispânicas.

"Pacientes querem se sentir bem o mais rápido possível, então a idéia de tentar uma droga após a outra até encontrar uma que funcione pode ser desencorajadora. O desenvolvimento de testes farmacogenéticos irá ajudar a aumentar a probabilidade de selecionar uma droga eficaz de primeira", disse, em release para a imprensa, o pesquisador David Mrazek, diretor do departamento de psicologia e psiquiatria da Mayo Clinic.

Fonte: HealthDay. 18 de julho de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários