Notícias de saúde

Parar uso de depressivos durante a gravidez aumenta risco de crises

13 de abril de 2022 (Bibliomed). Em um novo estudo, pesquisadores tiveram como objetivo avaliar se existe uma associação da descontinuação de antidepressivos antes ou durante a gravidez com um risco elevado de emergência psiquiátrica (apurado por internação psiquiátrica ou visita ao pronto-socorro), uma medida proxy de exacerbação grave dos sintomas/crise de saúde mental.

Usando dados de registros nacionais dinamarqueses, foi realizado um estudo de coorte baseado em escore de propensão baseado na população.

Duas coortes pareadas foram formadas combinando cada mulher que descontinuou os antidepressivos antes da gravidez ou durante a gravidez a uma que continuou os antidepressivos com base nos escores de propensão.

Foram registradas 76 emergências psiquiátricas em mulheres que interromperam o uso de antidepressivos antes da gravidez e 91 mulheres que continuaram. Não houve evidência de maior risco de emergência psiquiátrica entre as mulheres que descontinuaram os antidepressivos antes da gravidez. No geral, 202 mulheres que interromperam os antidepressivos durante a gravidez e 156 que continuaram tiveram emergências psiquiátricas.

A descontinuação do antidepressivo durante a gravidez foi associada ao aumento do risco de emergência psiquiátrica. As limitações do estudo incluem a falta de informações sobre as indicações do tratamento antidepressivo e as razões para descontinuar os antidepressivos.

Os achados gerais indicaram um risco aumentado de emergência psiquiátrica em correlação com a descontinuação do antidepressivo versus a continuação do tratamento antidepressivo durante a gravidez.

Fonte: PLOS Medicine. DOI: 10.1371/journal.pmed.1003895.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários