Notícias de saúde

Estudo liga apnéia do sono ao risco cardiovascular em crianças pequenas

28 de maio de 2008 (Bibliomed). Crianças mais novas que apresentam apnéia obstrutiva do sono (AOS) podem sofrer alguns dos mesmos danos cardiovasculares vistos em adultos com o problema respiratório, segundo estudo da Universidade de Soroka, em Israel. "A AOS começa no primeiro ano de vida, mas muito pouco é conhecido em relação às conseqüências cognitivas, cardiovasculares e outras conseqüências médicas", escreveram os autores.

A apnéia obstrutiva do sono é um distúrbio caracterizado pela redução da quantidade de oxigênio no sangue durante o sono, em decorrência de dificuldades ou pausas da respiração. O problema leva a um descanso noturno não-revigorante, sonolência diurna, déficit de concentração, e pode estar associado a problemas de coração.

No estudo, os pesquisadores avaliaram 70 crianças de 12 a 26 meses de vida com apnéia confirmada antes de passarem por cirurgias de extração de amígdalas e adenóides. Eles mediram marcadores de sobrecarga ventricular e os níveis de proteína C reativa (PCR), um indicador de inflamação.

E os resultados indicaram que, comparados com crianças saudáveis, 46 daqueles que tinham apnéia apresentaram níveis consideravelmente maiores do marcador de sobrecarga ventricular, indicando função cardiovascular anormal, e altos níveis de PCR, indicando mais inflamação no sangue, que também pode afetar o coração.

Três meses após a cirurgia de amídalas e adenóides, 20 crianças com apnéia apresentaram níveis dos marcadores avaliados menores até dos medidos nas crianças saudáveis.

Embora os resultados indiquem que a apnéia em crianças afeta o sistema cardiovascular, mais estudos são necessários para avaliar a necessidade de se diagnosticar e tratar o problema respiratório em crianças muito pequenas. Os autores planejam, agora, um estudo para investigar se a função cardiovascular anormal na infância com a apnéia pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares na idade adulta.

Fonte: HealthDay. 21 de maio de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários