Notícias de saúde

Tabagismo e câncer de pulmão: um risco genético?

08 de abril de 2008 (Bibliomed). Certas variações genéticas podem tornar o tabagismo particularmente arriscado. Isso ocorre porque alguns fumantes podem ser particularmente vulneráveis ao câncer de pulmão devido a uma variação genética no cromossomo 15.

Na semana passada, foram publicados 3 novos estudos nas revistas Nature e Nature Genetics, todos eles com foco em uma região do cromossomo 15 em tabagistas. Os estudos foram realizados por Instituições importantes, tanto nos Estados Unidos (Universidade do Texas) como na Europa (França e Goenlândia).

Segundo os estudos, variações nesta determinada área do cromossomo 15 estão ligadas ao risco aumentado de câncer pulmonar. Os pesquisadores indicam que essa variação pode ser uma boa oportunidade para o tratamento deste câncer, através do uso de medicamentos específicos que atuem nesta área cromossômica.

O terceiro estudo mostra que fumantes com determinadas variações genéticas nesta região específica do cromossomo 15 tendem a fumar mais e apresentar mais dependência da nicotina do que outras pessoas.

Os três estudos foram realizados em pessoas de descendência européia. Os pesquisadores pedem que se realizem mais estudos para verificar se o mesmo padrão genético se aplica em pessoas de outros grupos étnicos.

Fontes: Nature, April 3, 2008; vol 452: pp 633-637. Nature, April 3, 2008; vol 452: pp 638-641. Nature, April 2, 2008; advance online edition.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários