Notícias de saúde

Câncer de pulmão é diferente em mulheres fumantes e não fumantes

02 de julho de 2013 (Bibliomed). O câncer de pulmão entre mulheres fumantes e não-fumantes se difere geneticamente, afirmam pesquisadores da Universidade de Toulouse III, na França.

Os pesquisadores compraram características clínicas, patológicas e biológicas do câncer de pulmão em grupos de mulheres fumantes e não-fumantes. Participaram do estudo 140 mulheres (63 não-fumantes e 77 ex-fumantes ou fumantes ativas) que tinham adenocarcinoma – um tipo de câncer de pulmão mais comum em mulheres.

Os pesquisadores observaram uma diferença genética na repartição das alterações do tumor nas mulheres de acordo com seu estado de tabagismo: 50,8% das não-fumantes e 10,4% ex-fumantes/fumantes ativas exibiam uma mutação EGFR. Já o K-Ras foi mais frequentemente mutado em fumantes (33,8%) do que nas não-fumantes (9,5%). Além disso, observou-se uma maior porcentagem de receptores de estrogênio em pacientes que nunca fumaram, quando comparados com fumantes.

Publicado na edição de julho do Journal of Thoracic Oncology, o estudo concluiu que o câncer de pulmão em mulheres que nunca fumaram é mais frequentemente associado com mutações EGFR e superextensão do receptor de estrogênio.

De acordo com pesquisadores, esses resultados abrem novas possibilidades de tratamentos para mulheres não-fumantes com câncer de pulmão baseado em medicamentos específicos para fatores hormonais, alterações genéticas ou ambos.

Fonte: UPI, 30 de junho de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários