Notícias de saúde

Mudanças no clima são capazes de causar dores de cabeça

20 de março de 2008 (Bibliomed). Não se sabe se as pessoas que sofrem de dores de cabeça freqüentes podem predizer o tempo, mas a maioria delas acredita que as mudanças climáticas podem desencadear suas crises de dor. Pelo menos isso é o que se conclui de uma pesquisa conduzida pela National Headache Foundation (NHF) dos Estados Unidos. A pesquisa foi concebida para identificar os fatores ambientais considerados pelos doentes como sendo desencadeadores das dores de cabeça.

Segundo a pesquisa, três em cada quatro pessoas que tinham dores de cabeça freqüentes relataram que mudanças meteorológicas ou da pressão barométrica atuaram como agentes capazes de deflagrar as crises.

Um número semelhante de pessoas disse que locais com muita fumaça de cigarros (como bares ou clubes), ouvir música muito alta, odores fortes, luzes piscando, e usar o computador também agiam como fatores desencadeantes das crises.

Cerca de 28 milhões de americanos sofrem de enxaqueca. Na pesquisa, foram entrevistados 200 indivíduos com quadros de dores de cabeça. Muitos deles relataram evitar viagens e atividades ao ar livre, no sentido de diminuir a possibilidade de variações climáticas e de temperatura, capazes de ocasionar as crises.

Fonte: Pesquisa, National Headache Foundation, March 10, 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários