Notícias de saúde

"Piercing" oral: modismo que pode custar caro à saúde bucal

24 de janeiro de 2008 (Bibliomed). Uma moda entre jovens e adolescentes, independente da classe social, nos dias de hoje é a colocação de "piercings". Seja na boca, na sobrancelha, no nariz, na orelha ou em diversas partes do corpo que nem sonhamos possa ser colocado objetos como esses, cada vez é maior o número de adolescentes que aderem a essa nova forma de se enfeitar.

Mas estudos demonstram que a colocação de "piercings" nem sempre é segura para a saúde. De acordo com pesquisadores israelenses da Escola de Medicina Dental da Universidade de Tel Aviv, a aplicação pode trazer muitos e graves prejuízos ao corpo, no caso, a boca, local estudado por esses investigadores. Os resultados foram publicados na revista odontológica American Journal of Dentistry.

Segundo os investigadores, são poucos os estudos que demonstram as reais implicações dos "piercings" sobre a cavidade oral, estejam eles nos lábios, na gengiva ou na língua. A maioria apresenta apenas relato de casos sobre o tema. Para demonstrar realmente os riscos desse modismo, uma revisão sobre o tema foi realizada nos principais bancos de dados científicos no período referente a janeiro de 1992 a agosto de 2007.

Infecções e edema foram as principais complicações encontradas, em seguida a dor, a perda da sensibilidade local e por último, hemorragias e hematomas. Além disso, casos de lesões dentárias, como fraturas e desgastes, e gengivais também foram registrados. A gravidade varia com o local e o tipo de objeto colocado, assim como o método cirúrgico empregado. Mas um fato é certo, talvez o preço a ser pago pela moda pode ser alto demais para a saúde bucal.

Fonte: American Journal of Dentistry 2007; 20 (5): 340 – 344

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários