Publicidade

Notícias de saúde

Uso de drogas em adolescentes deve sempre ser pesquisado

17 de janeiro de 2008 (Bibliomed). O uso de drogas entre jovens e adolescentes é um assunto de grande preocupação para pais e profissionais da saúde. Paulatinamente, o número de usuários tem aumentado cada vez mais, atingindo idades cada vez mais precoces.

Mas como saber se um adolescente ou jovem está sobre risco de usar drogas ou já se tornou um usuário? A resposta foi publicada pela revista especializada Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine em um artigo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

No estudo realizado, participaram 2133 indivíduos entre 12 e 18 anos, os quais foram avaliados por meio de um score denominado CRAFFT. De acordo com esse método, 14,8% já eram usuários de drogas e a maior positividade estava entre aqueles que se encontravam em escolas de grandes centros e de famílias de zona rural. Os pesquisadores notaram que aqueles adolescentes que realizavam visitas médicas mais freqüentes, independente do estado de saúde, eram os que tinham as menores taxas de abuso de drogas. O mais chocante é que entre os usuários, 11,3% já tinham problemas em relação ao vício; 7,1% já tinham usado drogas abusivamente e 3,2%, já eram dependentes.

Segundo esses investigadores, não se pode tardar a investigação sobre o uso de drogas entre adolescentes e jovens. Independentemente do motivo pelo qual está ocorrendo uma consulta médica, o tema deve ser abordado, de uma maneira natural e franca, sempre.

Fonte: Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine 2007; 161 (11): 1035 – 1041

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: