Notícias de saúde

Retirada das adenóides melhora sono e comportamento de crianças

14 de dezembro de 2007 (Bibliomed). As adenóides fazem parte do sistema de defesa do organismo, contra a agressão por microorganismos causadores de doenças. Localizam-se na parte interna do nariz, região acessível apenas a aparelhos como o nasofibroscópio. Diante de condições como alergias, rinites e infecções de repetição das vias aéreas superiores, as adenóides podem apresentar um crescimento excessivo, gerando dificuldades respiratórias e distúrbios do sono.

Investigadores norte americanos, da Universidade de Kansas, publicaram uma pesquisa na revista Archives of Otolaryngology, na qual verificaram os benefícios da retirada cirúrgica das adenóides em pacientes com indicação para este procedimento. Participaram do estudo 117 crianças, com idade média de 6,5 anos, todas com diagnóstico clínico de distúrbio respiratório do sono, devido à presença de adenóide hipertrofiada.

Os resultados divulgados revelaram, que após a cirurgia de remoção das adenóides, houve uma diminuição da ocorrência de distúrbios comportamentais das crianças, tais como alterações de comportamento, problemas escolares, distração e hiperatividade. Da mesma forma, os participantes apresentaram melhora significativa da qualidade do sono, após a operação.

A cirurgia de retirada das adenóides hipertrofiada, quando bem indicada, incorre em benefícios no sono e no comportamento das crianças.

Fonte: Arch Otolaryngol Head Neck Surg. 2007; 133 (10): 974 – 979.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários