Notícias de saúde

Identificação de asma em atletas

14 de dezembro de 2007 (Bibliomed). A asma é freqüentemente encontrada em atletas, quase sempre associada a alergias ou rinite, segundo esclarecem pesquisadores italianos do Italian National Research Council, que publicaram um estudo na revista Allergy.

A pesquisa visou avaliar o papel dos testes respiratórios, no diagnóstico da asma, em atletas de elite. Foram analisados 68 atletas pré-olímpicos, sendo que 20,4% apresentavam sinais clínicos de asma. A rinite estava presente em 35,3% dos participantes, e sua associação com a asma foi observada em dois quintos destes. A identificação de alergia, pelos testes efetuados na pele, foi realizada em 60,5% dos asmáticos, 95,2% daqueles com rinite e em 21% dos atletas não portadores destas enfermidades.

Com isso, os autores concluem que os testes respiratórios e para diagnosticar alergia devem ser executados em todos os atletas, devido a elevada prevalência de rinite e asma neste subgrupo populacional. Por sua vez, os testes respiratórios não se mostraram eficazes para detectar as formas leves e moderadas da asma, sobretudo nos indivíduos assintomáticos.

Fonte: Allergy 2007; 62 (10): 1166 –1170

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários