Notícias de saúde

Sintomas da menopausa geram dificuldades na vida sexual

27 de novembro de 2007 (Bibliomed). A menopausa é cientificamente definida como a última menstruação apresentada pela mulher. Sua confirmação é retrospectiva, ou seja, o diagnóstico desta condição exige um período mínimo de doze meses, sem que ocorram sangramentos pela vagina. A menopausa constitui um marco do período do climatério, fase que encerra a capacidade reprodutiva da mulher.

Os sintomas da menopausa conduzem a impacto negativo na vida sexual feminina, segundo revela um artigo publicado na conferência anual da North American Menopause Society's. Pesquisadores do Medical College of Geórgia desenvolveram a pesquisa, que contou com a participação de 1.000 mulheres, com idades acima de 35 anos.

Os resultados apresentados demonstraram que 81% das participantes reportavam algum sintoma relacionado à menopausa. Cerca de 60% afirmaram ter alterações vaginais decorrentes do evento, tais como secura, dor local durante o ato sexual e encolhimento do órgão, bem como aumento nas taxas de infecção urinária.

A maioria das mulheres com sintomas vaginais relatou piora da qualidade na vida sexual, sendo que algumas chegaram ao ponto de interromper os contatos com o parceiro. A menopausa, portanto, merece ser tratada de forma a garantir uma vida sexual ativa para as mulheres com este interesse.

Fonte: North American Menopause Society's – annual meeting, Dallas 2007;Oct. 3 – 6. News release.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários