Notícias de saúde

Suicídio e antidepressivos – pesquisa define associação

13 de novembro de 2007 (Bibliomed). A idéia de que o uso de medicamentos antidepressivos poderia ser um fator de risco para o suicídio, partiu da observação de pacientes com depressão e que posteriormente atentaram contra suas próprias vidas, após o início da terapia antidepressiva. Mas por que isso ocorreu?

De acordo com pesquisadores americanos, do Instituo Nacional de Saúde Mental em Bethesda, nos Estados Unidos, a resposta está na genética.

A descoberta foi publicada na revista ScienceNOW. Segundo Francis McMahon, chefe da pesquisa sobre o tema, dois genes, o GRIA3 e o GRIK2 estariam relacionados a uma predisposição aumentada de suicídio. Essa descoberta baseou-se na observação de 1915 adultos com depressão maior, que fizeram uso do citalopram (um antidepressivo inibidor seletivo da recaptação da serotonina – ISRS). Uma pequena modificação no DNA poderia proporcionar variações nesses genes e conseqüentemente nos receptores de glutamato no cérebro – uma substância química relacionada com a memória e o aprendizado – e predisporia um indivíduo a cometer suicídio, caso fizesse o uso de substâncias como o citalopram.

Para os pesquisadores, aqueles pacientes com alterações no gene GRIA3 teriam um risco duas vezes maior de apresentar pensamentos suicidas e aqueles com modificações no GRIK2, o risco seria oito vezes maior. Quando ambos os genes estão alterados, o risco aumenta para 15 vezes.

O achado sugere, segundo McMahon, que a tendência suicida frente ao uso de antidepressivos, é uma condição geneticamente determinada. Dessa forma, pesquisas futuras no desenvolvimento de testes de triagem genética, poderão ser utilizadas na identificação das pessoas que estão sob este risco.

O pesquisador Elliot Gershon, da Universidade de Illionois, também acredita que a descoberta permitirá o desenvolvimento de novos tratamentos contra a depressão, baseados nas diferenças genéticas individuais.

Estudos detalhados sobre o tema deverão ser realizados em breve.

Fonte: ScienceNOW Daily News; (September 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários