Notícias de saúde

Alimentação com grãos integrais pode ajudar a prevenir artrite

27 de setembro de 2007 (Bibliomed). Os benefícios para a saúde dos grãos integrais, como aveia, semente de linhaça, farelo de trigo, gérmen de trigo e gergelim, vão além do coração, ajudando a reduzir o risco de condições inflamatórias como a artrite, segundo pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos.

De acordo com especialistas os grãos integrais, além de serem ricos em fibras, vitaminas e minerais, possuem propriedades que ajudam a prevenir uma série de doenças, principalmente cardiovasculares. A nova pesquisa sugere que esses alimentos podem também reduzir inflamações, ajudando a prevenir doenças como a artrite, doença inflamatória crônica que afeta as articulações.

Em um estudo que envolveu quase 42 mil mulheres na pós-menopausa, com idades entre 55 e 69 anos, os especialistas observaram que aquelas que comiam mais grãos integrais eram 33% menos propensas de morrer de uma doença inflamatória, em um período de 15 anos. Os resultados foram publicados na revista científica American Journal of Clinical Nutrition.

Na pesquisa, as mulheres preencheram questionários sobre sua alimentação e estilo de vida. Entre aquelas que comiam 11 ou mais porções por semana o risco de morte por artrite, por exemplo, era um terço menor do que aquelas que raramente consumiam esses grãos. Por isso, os pesquisadores recomendam às pessoas "incorporar mais alimentos com grãos integrais de qualquer tipo em suas dietas".

Fonte: Pharmacy Times – Agosto 2007

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários