Notícias de saúde

Experiências fora do corpo despertam a atenção de cientistas

26 de setembro de 2007 (Bibliomed). A experiência fora do corpo, uma situação em que um indivíduo afirma ter visto seu próprio corpo após "supostamente" ter saído de dentro dele, é um assunto que assusta, mas que também chama a atenção de muitas pessoas. Muitas afirmam que já a vivenciaram enquanto dormiam ou durante uma cirurgia. Outras alegam que a tiveram em uma situação trágica, em que se encontravam entre a vida e a morte.

Esses relatos despertaram a atenção de pesquisadores do Reino Unido, que realizaram estudos sobre o tema, divulgados pela American Association for the Advancement of Science .

Para os pesquisadores, a experiência fora do corpo parece não ocorrer fora, mais sim "dentro dos olhos" de quem a vivenciou. Tal proposição foi feita após dois estudos em que jovens voluntários foram submetidos a experiências com realidade virtual.

Em um deles, desenvolvido por cientistas suíços, 14 jovens utilizaram um óculos especial e foram observados em laboratório. Uma câmera colocada dentro da sala os filmava e projetava, em tempo real, um holograma em frente a eles. Os participantes foram tocados nas costas, tanto virtual quanto realmente. Mas, curiosamente, aqueles que somente foram tocados virtualmente, alegaram a sensação de terem sido tocados todo o tempo. Nesse estudo, os voluntários não perderam a consciência e relataram não se sentirem como se tivessem "deixado o próprio corpo".

Já em uma outra pesquisa, feita por investigadores da Suécia, também se utilizou vídeos e câmeras para simular uma realidade virtual. Entretanto, neste experimento, os voluntários tiveram a oportunidade de "tocar" seus corpos virtuais. Porém, mais do que isso, esses cientistas produziram uma imagem holográfica, na qual os corpos virtuais seriam tocados com um martelo. Ao serem submetidos a tal situação, os participantes demonstraram-se amedrontados, pois foram informados que "não sofreriam qualquer perigo".

Para os pesquisadores, os resultados sugerem que a auto - percepção visual é o principal ponto para se realizar um experiência "dentro e fora do corpo". Como diz H.Henrik Ehrsson, do Instituto Karolinsksa, em Stockholm, "nossa sensação sobre onde nosso corpo está depende de onde nossos olhos estão".

Fonte: News release, American Association for the Advancement of Science

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários