Publicidade

Notícias de saúde

Infância ruim pode afetar o sono no futuro

22 de Agosto de 2007 (Bibliomed). Muito se tem estudado sobre as possíveis causas associadas ao desenvolvimento da insônia. Situações como o estresse cotidiano, a vida agitada, alimentos com cafeína, doenças hormonais entre outras já se demonstraram como agentes importantes para o surgimento desse estado. Contudo, existe um tipo de insônia, denominada primária, em que não se sabe ao certo qual o motivo para a sua ocorrência.

O interesse pelo tema levou a que pesquisadores suecos investigassem qual o fator possivelmente associado ao desenvolvimento da insônia primária em adultos.

Trinta e nove indivíduos adultos, com quadro de insônia primária, foram avaliados pela equipe de pesquisa. O objetivo era verificar se eventos estressantes, ocorridos na infância, associados a fatores demográficos, nível de estresse atual, depressão e a predisposição poderiam estar relacionados ao desenvolvimento da doença.

Todos os participantes foram avaliados por sete noites consecutivas, com aparelhos capazes de verificar a atividade relacionada ao sono. Os investigadores observaram que eventos estressantes durante a infância relacionaram se a uma maior freqüência de movimentos corporais durante o sono. Para esses cientistas, esse fato sugere uma possível associação de situações ocorridas durante a infância, especialmente maus tratos, com o surgimento posterior de um quadro de insônia, considerada atualmente como primária. No entanto é importante frisar que a pesquisa ainda não está terminada, devendo ser realizados mais estudos para a confirmação desses achados.

Fonte: Journal of Nervous and Mental Disease; 195 (7): 588 – 595 (July 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: