Notícias de saúde

Como os problemas de sono influenciam no comportamento e emoções das crianças e adolescentes?

22 de novembro de 2023 (Bibliomed). Problemas de sono e sintomas de psicopatologia são altamente comórbidos e bidirecionalmente correlacionados na infância e adolescência. Ainda não está claro se essas associações seriam específicas para perfis menores de problemas de sono e fenômenos de internalização e externalização específicos.

Um novo estudo teve como objetivo caracterizar as mudanças individuais nos perfis de problemas de sono e suas associações prospectivas com sintomas psicopatológicos ao longo da transição da infância para a adolescência.

Este estudo de coorte observacional usou dados de linha de base (idade dos participantes de 9 a 11 anos) e dados de acompanhamento de 2 anos (idade dos participantes de 11 a 13 anos) do estudo multicêntrico e comunitário ABCD - Adolescent Brain Cognitive Development (Desenvolvimento Cognitivo do Cérebro Adolescente). Os indivíduos foram avaliados quanto a uma variedade de problemas de sono em ambas as ondas e categorizados em perfis por meio da análise de perfil latente. A estabilidade e a mudança desses perfis ao longo do tempo foram avaliadas por meio da análise de transição latente.

Neste estudo de coorte incluindo 10.313 indivíduos, perfis individualizados de problemas de sono foram concomitante e prospectivamente associados a sintomas psicopatológicos tanto no final da infância quanto no início da adolescência. Enquanto os sintomas de psicopatologia no final da infância não foram associados a trajetórias de problemas de sono ao longo do tempo, as trajetórias de problemas de sono foram associadas a sintomas de psicopatologia no início da adolescência.

Essas descobertas destacam o papel fundamental do sono problemático em contribuir para o surgimento e exacerbação de sintomas de internalização e externalização na juventude e sublinham a importância da saúde do sono no apoio ao bem-estar mental de jovens adolescentes.

Fonte: JAMA Psychiatry. 2023;80(6):585-596.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários