Notícias de saúde

Aumenta alergia respiratória em adultos e idosos

17 de Agosto de 2007 (Bibliomed). A alergia é um fenômeno complexo que envolve principalmente o sistema de defesa do organismo, contra agentes estranhos e potencialmente nocivos. O contato da pessoa predisposta, com os alérgenos ambientais, conduz ao estímulo de uma resposta inflamatória que se mantém enquanto houver exposição à partícula desencadeante do quadro alérgico. Os alérgenos mais comuns são a poeira, o mofo, os pêlos e penas de animais, e a fumaça.

Pouco se sabe acerca do perfil da alergia respiratória em adultos e idosos, segundo afirmam investigadores dinamarqueses do Glostrup University Hospital em sua pesquisa publicada na revista Clinical and Experimental Allergy, em Agosto de 2007. Participaram do estudo 7.820 indivíduos com idades entre 30 e 60 anos, os quais receberam acompanhamento médio de 25 anos.

Os resultados divulgados demonstraram um importante aumento da prevalência de alergia respiratória nos indivíduos estudados. Enquanto a ocorrência de alergia respiratória atingia cerca de 15% dos participantes, na quinta década de vida durante os anos de 1976-1977, esta incidência passou para 27,6% entre 1999-2001, dentre os indivíduos na mesma faixa etária.

A alergia respiratória encontra-se em aumento na população adulta e idosa. Estratégias diagnósticas e terapêuticas devem ser direcionadas para controlar este tipo de doença e garantir uma melhor qualidade de vida aos indivíduos afetados.

Fonte: Clin Exp Allergy. 2007; 37 (8): 1137 – 1142 (Aug).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários