Notícias de saúde

Auto estima e sua relação com os problemas sexuais femininos

08 de Agosto de 2007 (Bibliomed). A auto-percepção do corpo e a função sexual consistem em um assunto que já foi debatido em diversas pesquisas, porém, mais voltadas ao sexo masculino, principalmente quanto à capacidade de se conseguir a ereção. Poucos estudos demonstraram esse mesmo fato entre as mulheres.

Curiosos sobre a influência da percepção do corpo em relação à desenvoltura sexual feminina, pesquisadores americanos, do Departamento de Psicologia da Universidade do Texas, realizaram um estudo, cujos resultados foram lançados no The Journal of Sexual Medicine, em julho deste ano.

De acordo com os pesquisadores, a aparência física e sua percepção têm sido sugeridas como capazes de provocar distúrbios sexuais nas mulheres, de forma semelhante à observada quanto à função sexual masculina. Para tentar comprovar tais fatos, 21 mulheres com disfunção sexual foram avaliadas quanto à auto-percepção corporal e satisfação sexual.

Os resultados encontrados demonstraram que a capacidade de percepção do corpo aumenta a resposta sexual subjetiva. Entretanto, os pesquisadores deixam claro que o estudo foi realizado em um grupo de mulheres às quais apresentavam uma baixa auto-estima referente a seus corpos.

Fonte: The Journal of Sexual Medicine; 4 (4i): 990 – 1000 (Jul 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários