Notícias de saúde

Apnéia obstrutiva do sono: pesquisas demonstram relação com dietas gordurosas

23 de julho de 2007 (Bibliomed). A apnéia obstrutiva do sono é uma doença comumente encontrada em indivíduos obesos, na qual se observam episódios de parada respiratória (apnéia), durante o sono. Essa enfermidade também está relacionada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo citada em algumas publicações como uma das possíveis causas de morte súbita.

Pesquisadores da Université de Picardie Jules Verne, na França, procuraram descobrir se existiriam fatores, na alimentação habitual, em especial as gorduras, que poderiam levar ao desenvolvimento da apnéia obstrutiva do sono, independentemente da presença de obesidade, e se o uso de metformina, um medicamento utilizado para reduzir as taxas de glicose no sangue, poderia reverter e até mesmo prevenir o surgimento do quadro. A revista Obesity publicou os resultados dessa pesquisa.

O estudo foi realizado com 28 camundongos não-obesos, nos quais foi induzida a resistência à insulina (um hormônio produzido pelo organismo que faz parte do controle dos níveis glicêmicos), através de uma dieta rica em gorduras; essa resistência também é freqüentemente observada em indivíduos com sobrepeso ou obesos. Esses animais foram subdivididos em grupos: o primeiro, que receberia uma alimentação padrão, o segundo, no qual uma dieta com alto teor de gordura seria introduzida, e o último, em que seriam instituídos a dieta gordurosa e o uso de metformina. Após três semanas, todos os ratos seriam avaliados quanto aos parâmetros respiratórios durante o sono, sendo que aqueles, com uso concomitante do hipoglicemiante, também realizariam os testes após uma semana de tratamento.

Os pesquisadores observaram, ao final de seu experimento, que a resistência à insulina promovida com o uso da dieta hiperlipídica, apresentou relação importante com o desenvolvimento de episódios de apnéia durante o sono, nos ratos não-obesos. Além disso, um fato interessante evidenciado, foi a eficácia da metformina na reversão do quadro, assim como um método de prevenção da apnéia. Para os autores, os resultados sugerem que a resistência à insulina, provavelmente possa ser uma das causas de desenvolvimento de apnéia obstrutiva do sono, independentemente da obesidade.

Fonte: Obesity 2007; 15: 1409 - 1418

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários