Notícias de saúde

Protetor solar é indispensável para gestantes

12 de julho de 2007 (Bibliomed). Durante o período gestacional, a mulher apresenta incontáveis mudanças em seu corpo, perdendo, pelo menos temporariamente, as suas características iniciais. Há um crescimento da barriga, um aumento do volume das mamas, escurecimento dos mamilos, de manchas pré - existentes, entre outras transformações.

O melasma, ou cloasma gravídico, é uma das modificações que pode acometer a mulher, em 50 a 70% dos casos. Consiste em manchas escuras, normalmente no rosto, freqüentemente em gestantes, mas também pode ocorrer em mulheres que fazem uso de anticoncepcionais. O uso de protetores solar é considerado medida eficaz como proteção. Todavia, poucos estudos foram publicados no sentido de se descobrir, se seu uso contínuo, poderia ser um modo de prevenção contra o surgimento do melasma.

Estudo realizado em 2007, com 185 mulheres, avaliou a coloração da mancha e os efeitos que o protetor solar poderiam ter sobre ela.

Os autores observaram que a utilização de protetor solar reduziu de modo significativo os tons do melasma. Além disso, houve uma boa aceitação quanto ao uso, sendo considerado como excelente pela maioria das voluntárias e dermatologistas. A proteção solar com esse método também demonstrou ser eficaz na prevenção dessas lesões em grávidas, devendo ser, portanto, estimulada.

Fonte: Journal of European Academy of Dermatology & Venereology; 21 (6): 738 – 742 (5) (Jul 2007)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários