Notícias de saúde

Um Quinto de Jovens nos EUA Usou Droga Pela 1a Vez com os Pais

NOVA YORK (Reuters Health) - Campanhas antidrogas levam às casas mensagens para que os pais falem aos seus filhos sobre drogas antes que alguém o faça. Mas um novo levantamento sugere que o perigo na realidade está mais perto de casa - parece que alguns pais apresentam os filhos às drogas.

Entre cerca de 600 pessoas em programa de tratamento de droga em quatro Estados, 20 por cento disseram que usaram drogas ilegais com os pais, geralmente antes dos 18 anos.

A maconha foi a droga escolhida - 76 por cento compartilharam com a mãe e o pai enquanto 19 por cento fumaram crack com os pais e 16 por cento usaram cocaína.

Embora a maioria das pessoas que respondeu ao levantamento não foi atraída para as drogas pelos seus pais, 5 por cento disseram que os pais apresentaram o hábito desse consumo.

O levantamento foi realizado nos centros de tratamento Phoenix House em Nova York, Califórnia, Flórida e Texas.

Essas descobertas "refletem o fato que depois de mais de 30 anos de muita difusão do uso de drogas nos Estados Unidos, muitos pais hoje consideram seu uso na adolescência como não mais que um rito de passagem da juventude", declarou Michael S. Rosenthal, presidente da Phoenix House.

Rosenthal disse que estava chocado com o fato de que uma em cada cinco pessoas do grupo estudado respondeu que obteve sua primeira droga "não de algum vendedor na rua", mas de um de seus pais.

De fato, o levantamento sugere que os candidatos a tratamento de droga são 19 vezes mais suscetíveis a aderir a drogas por meio de membros da família do que através de vendedores, conforme a Phoenix House.

O levantamento também mostrou que brancos, negros e hispânicos foram igualmente suscetíveis a compartilhar drogas com seus pais. O vínculo de droga entre pais e filhos foi tão comum nos subúrbios quanto nas cidades.

Rosenthal chamou a influência dos pais de "faca de dois gumes", geralmente desencoraja as crianças a usarem drogas, mas em alguns casos acaba "empurrando" direto a elas.

"Nós conhecemos o responsável do bairro por induzir às drogas", disse Rosenthal, "e ele somos nós".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários