Notícias de saúde

Quanto tempo amamentar o bebê?

08 de maio de 2007 (Bibliomed). O aleitamento materno é uma das práticas que mais traz benefícios para o bebê, sobretudo durante seus primeiros seis meses de vida. Sabe-se que as crianças amamentadas exclusivamente ao seio materno, no primeiro semestre de vida, apresentam menor risco de adquirir doenças infecciosas, principalmente a diarréia e as infecções das vias aéreas (ex: gripe, otite média, pneumonia, dentre outras). Além disso, o aleitamento materno contribui para maior interação mãe-filho, fortalecendo o vínculo afetivo.

As crianças sob maior risco de desenvolver desordens infecciosas, como a asma brônquica, também se beneficiam do aleitamento materno, como um fator de proteção para o surgimento destas doenças. Um grupo de pesquisadores europeus escreveu um estudo na revista Health education research em Abril de 2007, no qual verificaram a eficácia das recomendações verbais e escritas, de incentivo ao aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, direcionadas a mães de crianças sob risco de desenvolver asma. Além disso, procurou-se identificar os principais fatores associados a menor duração do aleitamento exclusivo o seio.

Os resultados divulgados revelaram, que os fatores relacionados a maior tempo de aleitamento materno exclusivo foram o conhecimento da mãe sobre os benefícios desta prática, o tempo dedicado pela mãe para o aleitamento e a idade materna. A ausência de oferta do leite materno aos filhos anteriores, em mulheres multíparas, funcionou como um fator negativo para a prática do aleitamento materno.

Assim, os autores concluem que a educação materna acerca dos benefícios e importância do aleitamento materno, sobretudo para as mulheres com muitos filhos, que nunca amamentaram exclusivamente no primeiro semestre de vida, é um dos pilares para se garantir a alimentação materna aos bebês, durante seus primeiros seis meses de vida.

Fonte: Health Educ Res. 2007; (April 5).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários